quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

OHIO

Assim como acontecia em Chicago, os punks de Ohio pareciam navegar em águas mais pop, mas eles faziam isso com uma proximidade maior aos grupos ingleses. Eles não enchiam as suas canções com cordas e metais, eles simplesmente compunham melodias claras e coesas que tinham como pano de fundo uma grande e poderosa batida. O melhor exemplo disso é a banda The Choir, de Cleveland, cujo single “It’s Cold Outside” é considerado uma das melhores canções no estilo Merseybeat já compostas fora do Reino Unido. The McCoys, apresentando o adolescente Rick Derringer, eram outro grupo extremamente melódico. Eles emplacaram grandes hits como “Hang On Sloopy” (clássico do punk de garagem) e “Fever” e fizeram dois excelentes álbuns, antes de tornarem o seu som mais “sério”. The Outsiders era uma banda ligada à gravadora Capitol, por onde lançaram singles como “Time Won’t Let Me” (um dos maiores sucessos de 1966, que até ganhou versão em português, a cargo da banda carioca Os Canibais) e “Respectable”. The Music Explosion é outra banda que primava pelas boas melodias, e emplacou o grande sucesso “Little Bit O’Soul”, que acabaria se tornando clássica e que, mais tarde, ganharia uma versão feita pelos Ramones. Posteriormente, a banda lançou excelentes singles no estilo bubblegum, mas “Little Bit O’Soul” seria realmente o seu único grande sucesso (eles alcançariam um sucesso moderado com “Sunshine Games” em agosto de 1967). Como alternativa aos punks de inclinação pop, bandas mais obscuras, como The Alarm Clock e The Rats ofereciam uma fração de tosqueira raivosa em seua singles.

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