quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ÁREA DA BAÍA DE SAN FRANCISCO

O Norte da California também tinha uma cena punk bastante ativa. Talvez não tivesse tantas bandas quanto Los Angeles, mas as gravações feitas nessa região eram de alta qualidade. Em termos comerciais, a banda mais bem sucedida dessa área foi The Beau Brummels (numa era pré-flower power, antecedendo bandas como Jefferson Airplane, Grateful Dead, Moby Grape e Country Joe & The Fish). Gravando pelo selo local Autumn (que lançou uma excelente compilação punk chamada San Francisco Roots que apresenta os Brummels ao lado de outros clássicos locais como The Vejtables, Great Society etc.), eles experimentaram vários sucessos; “Laugh Laugh”, “Just A Little” e “Don’t Talk To Strangers”. O som da banda era um híbrido entre Merseybeat, folk-rock e pop simples, que realçava os vocais únicos de Sal Valentino. Uma coletânea lançada recentemente chamada From The Vaults (Rhino), mostra que os Beau Brummels também eram capazes de mostrar a sua faceta mais roqueira, mas, durante o reinado da banda, a decisão foi por deixar em evidência a maestria em criar canções pop perfeitas.

Colecionadores mais radicais provavelmente dirão que o melhor do som punk que surgiu dessa área emergiu da cidade de San Jose, onde a Chocolate Watch Band reinava absoluta. A banda era considerada uma das melhores cópias dos Rolling Stones produzidas nos Estados Unidos. Não há como negar tal afirmação quando ouvimos canções como “Let’s Talk About Girls”, “Sweet Young Thing” e "Sitting There Standing”. Havia também ótimos números de folk-rock, como “Baby Blue”, por exemplo. Mas os seus álbuns podem ser considerados apenas quase perfeitos, pois eles insistiam nas longas e deslocadas jams psicodélicas. A coletânea The Best Of Chocolate Watch Band (Rhino) é um bom aperitivo para quem não conhece nada da banda e quer saber por que ela é uma das preferidas dos colecionadores de gravações punks sessentistas. Para quem quiser se aprofundar mais no som da banda, a pedida são os dois primeiros LPs do grupo, No Way Out e Inner Mystique (o terceiro LP, One Step Beyond, não é muito bom, e apresenta uma banda totalmente descaracterizada, com um som muito pesado). Os singles lançados em compactos e que não saíram em nenhum LP também são essenciais.

San Jose merece a fama de ter produzido excelentes bandas. Combos punks matadores mantinham a boa fama da cidade. The E-Types alcançaram um grande sucesso local com canções punks como “I Can’t Do It”, “Big City” e a fabulosa “Put The Clock Back On The Wall”, mas eles não puderam espalhar a sua magia para além das fronteiras de San Jose. O mesmo pode ser dito sobre William Penn, que lançou excelentes gravações no mercado interno, incluindo “Blow My Mind”. The Mourning Reign lançaram dois petardos garageiros de altíssima qualidade, “Satisfaction Guaranteed” e “Evil Hearted You”. Os Brogues são mais lembrados por terem sido o grupo que originou dois membros para o Quicksilver Messenger Sevice, mas seus singles, especialmente “Don’t Shoot Me Down” e “Ain’t No Miracle Worker” mostram que eles merecem um lugar de destaque na História do punk de garagem sessentista.

Duas bandas de San Jose que, infelizmente, não conseguiram alcançar o sucesso de nível nacional, foram o Count Five (considerado um dos melhores clones dos Yardbirds da época), com o seu rústico punk rock “Psychotic Reaction” (conduzido por um memorável riff de guitarra) e um bom álbum; e o Syndicate Of Sound, com o seu frenético folk-rock “Hey Little Girl” (regravado pelos Dead Boys na década de 1970). Ambas pareciam ter a aparência e o talento para se tornarem potentes forças do punk rock em nível nacional, mas, tristemente, não tiveram a chance de expor o seu trabalho para muito além das suas fronteiras.

Julgando pelas gravações, San Jose apresentava uma cena divertida, repleta de dinâmicas e excelentes bandas. Ouvindo todo esse material produzido nessa cidade durante aquela época, é fácil saber que os adolescentes locais tinham magníficas opções de clubes para assistir ao vivo algumas das melhores bandas do país. É imperativo que surja alguma coletânea trazendo o melhor do rock de garagem produzido em San Jose durante a década de 1960.

A área da Baía de San Francisco possuía outras localidades quentíssimas em termos de som, nas cercanias de San Jose. Em Sacramento havia o Oxford Circle, cuja “Foolish Woman” é considerada um clássico do rock de garagem dos sessenta. O baterista Paul Whale acabaria no Blue Cheer. The New Breed apresentou um bom potencial para o sucesso com canções como “Green Eyed Woman” e "Want Ad Reader”, mas não passou disso.

A Baía Leste tinha, é claro, os Golliwogs, que, mais tarde, mudariam de nome para Creedence Clearwater Revival e colecionariam uma fileira de sucessos. Seus primeiros trabalhos tinham influência de Beatles e foram compilados em um álbum lançado pela gravadora Fantasy. Trata-se de um bom material. Em 1965, The Harbinger Complex começou suas atividades em estúdio e nos palcos. Mais tarde eles se tornariam regulares em clubes, mas não puderam se expandir para além disso. Suas gravações, entretanto, resistiram ao teste do tempo. Outros grupos que tiveram o seu momento de rápido estrelato foram The Daily Flash, The Mystery Trend e The Mojo Men.

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