quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

BOSTON

Os mestres das garagens em Boston eram, de longe, os Remains. Esta fabulosa banda realmente parecia estar destinada a uma carreira de êxitos – eles assinaram contrato com uma grande gravadora, excursionaram com os Beatles, se apresentaram no programa de maior audiência da televisão norteamericana (The Ed Sullivan Show) e, o melhor de tudo, tinham muito, mas muito talento. A maior parte de seu material apresenta uma forte influência britânica e, pelo fato de usarem acordes menores, pareciam ser como uma versão estadunidense dos Zombies. Uma série de conflitos que estavam além do controle dos Remains, os mantiveram longe do sucesso que eles mereciam. Entretanto, suas gravações estão disponíveis para as novas gerações, que podem comprovar que o som da banda continua tão excitante hoje quanto era na época em que foram lançadas.

Os Remains foram seguidos de perto pelos Barbarians, que gravaram a inacreditável balada “Moulty” (cuja letra fala de como o baterista maneta da banda teve que aprender a se ajustar à sociedade e de como ele desejava uma garota) e a sarcástica “Are You A Boy Or Are You A Girl” (cuja letra falava que “com esse cabelo longo, ou você é uma garota, ou você veio de Liverpool”). O Álbum dos Barbarians é irregular, mas com algumas pepitas importantes de serem garimpadas.

Assim como acontecia com os Remains, o The Lost tinha talento suficiente para ir além das fronteiras de sua terra natal, que, no caso, era New England. Eles tinham um excelente repertório, que eles apresentavam de modo desleixado, mas com garra. Willie Alexander era um dos membros dessa banda de “perdidos”, o que se constitui em uma das principais razões pelas quais os colecionadores de raridades se interessam tanto pela banda. Mas o fato é que a banda era realmente muito boa. The Lost deixou um álbum gravado pela Capitol e que se encontra engavetado até hoje, esperando para ser lançado.

The Rockin’ Ramrods eram grandes astros locais, mas seus singles eram suaves demais e não combinavam com o nome da banda. The Improper Bostonians idolatravam os Byrds, mas eles não possuíam extensão vocal adequada para copiá-los com perfeição. The Vikings era uma versão adolescente dos Rolling Stones. Teddy & The Pandas lançaram alguns bons singles de punk pop antes de lançarem um álbum bem fraco pela Tower Records e Faine Jade lançou a sua selvagemente espetacular “It Ain’t True”, antes de lançarem um álbum de folk psicodélico apenas mediano.

Outras bandas de Boston absolutamente essenciais e que não podem ficar de fora de qualquer coleção que se preze são The Whatt Four, The Rouges, The New Breeds, The Ones e The Rising Storm, cujo álbum Calm Before é considerado um dos mais refinados álbuns de prep school punk. Esse subgênero do rock de garagem sessentista tem como característica as releituras em estilo punk dos sucessos do momento. The Rising Storm era bem melhor em sua faceta folk punk. Quando eles tocavam blues, pareciam um pouco deslocados.

Mas o que parece ser a melhor gravação punk já feita em Boston é o incrível compacto de vinil de sete polegadas apresentando as canções “Till The Stroke Of Dawn” e “See The Girl”, lançado por uma obscura banda chamada The Psychopaths. Há bem pouca informação a respeito desta banda, razão que a torna um dos itens mais desejados por colecionadores. A voz do vocalista parece estar à beira de explodir. Não se sabe se há mais material gravado por essa banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário