quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CHICAGO

O maior nome de Chicago era The Shadows Of Knight. Esses cinco adolescentes imberbes incrementavam o seu R&B com uma inspirada seção rítmica. Pode ser que o líder e vocalista Jim Sohns alegue que tenha aprendido com os originais, mas a sua atitude e sua postura eram diretamente ligadas à mesma escola britânica do blues outrora freqüentada pela trinca Mick Jagger / Phil May / Eric Burdon.

The Shadows Of Knight era uma das bandas favoritas nos clubes adolescentes de Chicago quando o produtor e proprietário da gravadora Dunwich os conduziu ao interior do estúdio para que eles gravassem uma versão de “Gloria” (Them), uma canção que havia sido proibida em muitos lugares dos Estados Unidos. O resultado final se constituiu em uma experiência mágica, jamais equiparada pelo grupo novamente em termos comerciais. A canção era perfeita para a voz rascante de Sohns. Em pouco tempo, o single se tornou um sucesso esmagador em Chicago e rapidamente se espalhou pelo resto do país.

O primeiro álbum foi uma pancada de blues adolescente, com simples, porém eficientes solos de guitarra. O LP seguinte, Back Door Men, era mais diversificado, pois a banda tentou números instrumentais (“The Behemoth”), pop (“Tomorrow’s Gonna Be Another Day”) e folk-rock (“Hey Joe”), ao lado de sua bastardização do blues. “Bad Little Woman” era um excelente número, mas não alcançou a mesma repercussão de “Gloria”, e não pode fazer muita coisa pelo álbum. Mudanças constantes de membros do grupo resultaram no fato de que Sohns passou a ser o único dos membros originais quando saiu o terceiro LP. Um single, “Shake”, alcançou razoável repercussão, mas o flerte com o bubblegum tentado pelos novos Shadows pareceu tímido comparado ao que eles já tinham feito em sua faceta bluesística. Sohns manteve o grupo trabalhando ativamente até o final da década de 1970, quando ele se tornou empresário do Skafish. Pelo menos os Shadows tiveram seus bons momentos com o sucesso do single “Gloria”.

The Del-Vetts eram igualmente brilhantes e por várias vezes provaram ser até superiores aos Sahdows Of Knight em termos de ferocidade punk, se julgarmos pela qualidade de seus singles. “The Last Time Around” parece ser uma das melhores faixas punks já registradas em vinil. Por razões misteriosas, o single não obteve sucesso comercial. The Del-Vetts tiveram algum sucesso regionalmente localizado e eram bastante populares nos arredores, mas o fracasso comercial do single botou um ponto final na festa.

Um dos problemas com as bandas de Chicago era a preocupação exacerbada com o sucesso. Bandas como Buckinghams, Cryan Shames e American Breed eram muito boas, mas o som superproduzido de suas gravações em estúdio eliminava o potencial.

Havia muitas outras boas bandas punks. The Naves possuíam alguns bons singles de folk-punk. Eles eram uma espécie de clone rudimentar dos Byrds. The New Colony Six lançou dois fortes álbuns punks adolescentes antes de se tornarem um grupo pop de MOR. The Mauds tocavam soul de branco, e, enquanto seu LP parecia não decolar, suas apresentações ao vivo levavam platéias à loucura. The Flock e Little Boy Blues lançaram excelentes singles no início de suas carreiras, mas se tornaram levemente pretensiosos quando começaram a lançar seus álbuns.

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